Forma de organização: Presencial
Caracterização da ação de formação
A ação de formação 360º Barber foi concebida pretendendo desenvolver as competências dos participantes nos cuidados específicos do cabelo de homem, organizando-se num modelo de formação modular individualizado e personalizado a partir de uma avaliação diagnóstica inicial, e no desenvolvimento de uma formação centrada em processos reflexivos e de aquisição de competências.
Destinatários
Ativos empregados e/ou desempregados e jovens à procura do 1º emprego com idade igual ou superior a 18 anos, com a escolaridade concluída e com ou sem uma qualificação/certificação profissional na área.
Objetivos de aprendizagem | Perfil de saída e competências a adquirir
Objetivo geral | perfil de saída:
-
No final da formação, os formandos deverão ser capazes de executar diferentes processos de tratamento e embelezamento capilar, para homem, designadamente lavagem, secagem, penteado, corte, coloração e descoloração do cabelo, assim como cortar e cuidar de barbas e bigodes.
Conteúdos formativos e cargas horárias
-
Princípios básicos de tricologia e diagnóstico capilar
-
Lavagem do cabelo
-
Secagem do cabelo – princípios e técnicas
-
Noções de visagismo
-
Noções de química mineral e orgânica
-
Princípios de colorimetria capilar
-
Técnicas de coloração, descoloração e execução de madeixas em cabelo masculino
-
Técnicas de comunicação e atendimento a clientes
-
Corte de cabelo masculino: princípios e técnicas
-
Técnicas de penteado em cabelo masculino
-
Noções de gestão e HSST para cabeleireiros: fiscalidade, empreendedorismo, GRH, MKT, gestão de stocks
-
Princípios e técnicas de design e corte de barba e bigode
Carga horária e duração
300 horas | 6 meses.
Horário da formação, data e local de realização
-
Data de início: a divulgar.
-
A ação de formação decorrerá em horário laboral e/ou pós laboral das 09h00 às 13h00 ou das 19h00 às 23h00, à 2ª, 3ª e 5ª feira.
-
Local de realização: sede da ON HAIR ACADEMY, na Rua de Olivença, 22A, em Algés.
Metodologias de formação
A formação irá organizar-se tendo por base um modelo flexível, visando facilitar o acesso dos participantes à aprendizagem e responsabilizando-os na construção e gestão do seu próprio percurso formativo.
As práticas formativas a utilizar conduzirão ao desenvolvimento de competências profissionais, mas também pessoais e sociais, designadamente, através de métodos participativos que posicionem os formandos no centro do processo de ensino-aprendizagem e fomentem a motivação para continuar a aprender ao longo da vida. Os métodos e técnicas pedagógicas serão diversificados, com vista a uma maior adaptação a diferentes ritmos e estilos de aprendizagem individuais, bem como a uma melhor preparação para a complexidade dos contextos reais de trabalho.
Avaliação da formação | Certificação
Será implementado um sistema de acompanhamento e avaliação contínua de resultados, de carácter qualitativo e quantitativo.
Os critérios de avaliação das aprendizagens serão a participação, a motivação, a aquisição e a aplicação de conhecimentos, a mobilização de competências, as relações interpessoais, o trabalho em equipa, a adaptação a uma nova tarefa, a pontualidade e a assiduidade, entre outros. A avaliação dos formandos incluí: a avaliação diagnóstica no início da ação de formação. avaliação formativa no decurso da formação, integrando: observação dos formandos; formulação de questões orais; aplicação de fichas de trabalho; execução prática de tarefas em ambiente simulado e finalmente a avaliação sumativa, no final de cada módulo e no final da Ação de Formação: através da aplicação de ficha de avaliação sumativa e prova prática final.
A escala de classificação será de 0 a 20 valores.
Avaliação e certificação:
Para que se considere ter havido aproveitamento e para efeitos de certificação global, o formando deve:
-
Obter uma avaliação sumativa positiva, com aproveitamento em todas os conteúdos do seu percurso formativo;
-
Ter uma frequência mínima de 90% relativamente à carga horária total da ação de formação | percurso formativo
Monitoria | Formadores
A ação de formação será animada por formador(es) sénior com certificação profissional e com certificado de competências pedagógicas (CCP), com vasta experiência nos respetivos domínios profissionais e formativos e diretamente ligado(s) ao mundo empresarial dos cuidados de beleza.
Contacte-nos para mais informações.
Formação prática | Sérgio Taveira
-
Curso de Oficial de Barbeiro
-
Gerente do salão de cabeleireiro masculino “Taveira Cabeleireiros”
-
Profissional de cabeleireiro de homem desde 1994
-
Formador de cabeleireiro de homem desde 2009
-
Júri Internacional da OMC – Organisation Mondiale de Coiffure